quinta-feira, 28 de abril de 2016

Aldeia Kaingang

No dia 14 de abril, as escolas participantes do projeto Tribos em Cena visitaram a comunidade Kaingang, em São Leopoldo. Segue abaixo o relato da aluna Natielly:

"Fiquei bastante impressionada na chegada, para mim a reserva indígena seria bem diferente. Mas vi casas bem normais iguais as nossas e notei que eles se vestem como nós. Em frente as casas eles colocam suas bancas de artesanato com diversos objetos para vender. É uma forma de sobreviver. Todas as escolas assistiram a um documentário sobre o dia a dia da comunidade Kaingang. Mostraram um pouco de seus costumes culinários, pratos típicos, etc. Pra mim, um dos mais legais foi uma receita que usa uma folha (CUMI) que para eles é um tipo de 'carne'. O documentário foi produzido pelos adolescentes da própria comunidade. Senti que eles tinham muita vergonha ao falar para o documentário. Mostrava também o cotidiano nos adolescente e crianças, indo na escola, por exemplo. Aprendemos um pouco sua linguagem e sobre seu artesanato, produzido normalmente por mulheres. Ao final da projeção do documentário, o cacique falou um pouco sobre os antepassados indígenas  e sobre sua história. Lembro que ele disse que os índios ainda sofrem muito preconceito. Falou das brigas pela terra e que foi muito difícil para a tribo adquirir esse espaço de terra que vivem hoje. E que só querem preservar sua cultura e seu espaço."

Um comentário:

  1. Muito bom Tribeiros, mas senti falta das fotos de vocês! Natielly essas reflexões e impressões estão sendo impressas para anexar ao relatório de vocês. Parabéns pessoal!

    ResponderExcluir